Image

Confira 5 dicas para driblar os obstáculos de acesso a crédito

Veja dicas do Sebrae para os donos de pequenos negócios que buscam empréstimos nas instituições financeiras

1.Tenha informações financeiras organizadas antes de buscar o crédito - É fundamental que a gestão financeira da empresa esteja em dia, com controles financeiros atualizados e um planejamento das finanças para os próximos meses.

2. Conheça e informe-se sobre as linhas de crédito que oferecem aval de terceiros, com garantias - O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), por exemplo, é um fundo garantidor constituído pelo Sebrae, para complementar garantias nas operações de crédito dos pequenos negócios junto às instituições conveniadas. Assim o Sebrae, se torna uma espécie de avalista, por meio do Fampe.

3. Avalie a real necessidade de crédito para o seu negócio - Quando a empresa já tem um relacionamento bancário estabelecido ao longo de tempo, geralmente os bancos oferecem limites de crédito pré-aprovados automaticamente, mas nem sempre essas ofertas valem a pena. Por isso, o empresário deve ficar atento porque quanto mais facilitado é o crédito, maiores são os custos da operação.

4. Busque crédito em outras instituições financeiras não bancárias - Durante a pandemia, o Sebrae identificou que muitas cooperativas de crédito e fintechs (conhecidos como bancos digitais), apresentaram taxa de sucesso na oferta de empréstimos bem superiores aos grandes bancos comerciais. São instituições que podem oferecer condições mais atraentes na hora de negociar um financiamento.

5. Evite a negativação da sua empresa - Antes de buscar o crédito, tente renegociar as suas dívidas para que não comprometa o fluxo de caixa da sua empresa, tornando-a inadimplente.